Foto de destaque do evento Piscina Infantil

 Nadando sem medo

                  Porque é importante começar na piscina rasa?


      Para aprender a nadar algumas etapas importantes precisam ser alcançadas: A imersão da face na água, a troca respiratória, a propulsão de pernas e braços e a coordenação global dos nados.

Entretanto, o ponto principal que distingue o “andar” do "nadar" é a mudança na posição do corpo na água que se passa da posição vertical (caminhar) para o horizontal (posição dos nados).

        É necessário que esse percurso ocorra de forma prazerosa e para isso, um ambiente acolhedor e seguro é indispensável. As crianças que praticam natação na piscina rasa alternam com tranquilidade o caminhar e o "nadar" assegurando-se gradativamente, experimentando retirar os pés do chão para deslizarem a cada nova tentativa.

  Esse movimento é fundamental para o aprendizado apropriado dos nados, e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é “mais fácil” porque a criança descansa. É essencial, pois as educa com relação ao posicionamento correto do corpo para a natação.

       Na piscina rasa, o movimento se dá de forma relaxada, com a cabeça em posição de imersão, o que promove a elevação das pernas e assim facilita a propulsão do nado de crawl.

       Por outro lado, a colocação precoce do aprendiz na piscina funda, o faz elevar em demasia a cabeça para respirar, abaixando consequentemente suas pernas e transformando a pernada que seria propulsiva em pernada de sustentação, com pés abertos e flexionados, mais semelhante a uma pernada de peito.

      Importante destacar que as crianças nadam porque gostam de se deslocar na água, e sempre o farão desde que tenham segurança.

   Ana Claudia Ribeiro  Cref 693- RJ                                                        

   Diretora da Golfinho                                                                              

   MBA Executivo-FGV

   Psicopedagoga UERJ 

                                                                                                                     

   Ana Lucia Martinez Cref- 690-RJ

   Coordenadora da Golfinho   

  Psicopedagoga

   Especialista em Educação e Reeducação motora- UERJ


                                                                              
 


:: Mais Destaques: